26 de agosto de 2011

DEUS SE MANIFESTOU EM NOSSA CARNE






E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. Jo 1,14
A história de cada um é uma epifania de Deus, e somente a pessoa que faz a jornada é capaz de perceber a verdade de Deus em sua vida. Mas não é uma jornada solitária, pois o Deus Comunidade, revela-se em uma comunidade de fé que caminha na fraternidade e na amorosa acolhida.
Nesta jornada há o constante apelo de conversão. Ser capaz de ouvir em si e na comunidade a voz do Senhor, a fim de discernir a vontade de Deus. A vontade do Senhor não revelada a indivíduos, mas a uma comunidade, que humildemente se deixa questionar e assim se deixa guiar pelo Espírito. (cf 2Pd 1,20-21). Isto não inclui uma resposta simples. Conversão é comunhão com Deus e a comunhão possui vários níveis. Conversão é um caminho que vai se estreitando e se ampliando à medida que se aprofunda a comunhão. Quanto mais estreita for a comunhão com Deus, mais se ampliará os laços com os outros, consigo e com a criação. Não há comunhão com Deus se não há com os irmãos e com a criação.
Nem tudo pode ser compreendido em nossa história, mas não quer dizer não podemos dar um significado. Tanto o sofrer e o se alegrar, em todas as dimensões e níveis existências e relacionais de nossas vidas podem tomar um significado diferente, quem somente o assumiu pode dar a profundidade de sua razão, o que a outros pode parecer incompreensível.
Toda criação é expressão do amor entranhado misericordioso de Deus. Toda criatura, em todas as suas dimensões, é expressão da bondade de Deus. Somo todos tocados pela bondade de Deus. O nosso eu, em suas dimensões mais diversas – alma, corpo, espírito, é expressão da bondade do Criador. Em “mim” Deus se faz presença e quer ser presente para mim, para o outro e para a criação. A minha humanidade com, todas as suas faculdades, é expressão da Divindade criadora e instrumento de sua presença.
Integrar as dimensões do nosso eu humano é a jornada de nossa vida. Não podemos chegar à completude de nossa caminhada sem sermos completos, integrados, ou melhor, expressar a imagem de Deus forjada em nós. E essa imagem nos é revelada em Jesus Cristo.

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Cl 1,15

Pe Francisco Leiva Neves Carvalho
                                                                                                                                              Pároco Orós